sábado, 27 de julho de 2013

CEARÀ – MIRIM, ATRAVÉS DE SUA CASA LEGISLATIVA, POR MEIO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA, DISCUTE O TEMA: PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO; E O PODER EXECUTIVO LANÇA A CAMPANHA: “CUIDE DO PÚBLICO, PRESRVE O QUE É NOSSO, CIDADANIA UM DEVER DE TODOS”.



O Município de Ceará – Mirim vivenciou neste último dia 23 de julho, na Casa Legislativa da cidade, mais uma importantíssima discussão sobre um dos temas de grande importância para toda a sociedade, a Preservação de seu Patrimônio seja ele, material, ambiental e/ou cultural.



O instrumento utilizado para tal fim foi a audiência pública de propositura do Edil Luciano Morais e que contou com a adesão de todos os demais Edís, e com o poder executivo através de seus expositores, (Aretusa Kaline, Secretária de Defesa Social, Ângela Aquino, Secretária de Educação, Janchy Richelm, Assessora de Comunicação e o Gerinaldo Moura, Presidente do Conselho Municipal de Direito).

Falar de Patrimônio Público é falar também de história, de conservação do que é antigo e do que é de hoje e que será do amanhã.

Foi cobrado empenho do poder público e também da sociedade civil.

A discussão foi bastante proveitosa e fez surgir opiniões, sugestões e o firmamento do comprometimento dos poderes, Executivo e Legislativo, em buscar a solução definitiva para a problemática do Museu Nilo Pereira que está ligado diretamente a Fundação José Augusto e que se faz necessário solucionar alguns entraves para que o município possa gerenciar esse, que é um espaço que faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural do município. Para isso, foi acatada a sugestão do Poder Legislativo, de constituir ao final da audiência pública uma comissão formada por representantes dos dois poderes e que na posteriori terão reuniões e montarão um plano de ação que será discutido junto à Fundação José Augusto, no encontro que será marcado nos próximos dias.

O Poder Executivo, através da Secretaria de Defesa Social e da Assessoria de Comunicação, lançaram a campanha: “CUIDE DO PÚBLICO, PRESERVE O QUE É NOSSO, CIDADANIA UM DEVER DE TODOS.” e que tem como premissa trabalhar a mobilização de toda a sociedade Cearámirinense e o próprio poder público para que haja uma conscientização e a prática de preservação do que é de todos. A porta de entrada desta mobilização se dará nas escolas  e atingirá, não somente os alunos, como também todo o corpo gestor da escola.

A Campanha segue um planejamento estratégico que se dará à princípio em três ações: 1) Encontro para socialização da campanha e fortalecimento das ações com todos os Secretários, Sub Secretários e auxiliares do Executivo; 2) Encontro com todos os Gestores da Educação e da Saúde; 3) Encontro com a 1ª Comunidade a ser mobilizada e conscientizada da grande responsabilidade de cuidar do que é dela, a Comunidade do Conjunto Novos Tempos e seu entorno, que receberá logo em breve uma importante obra intitulada, CEU’s das Artes e que será de grande importância material e cultural, além de proporcionar a todos que residem naquela comunidade e seu entorno, bem como todos que fazem o município de Ceará – Mirim, um espaço de arte, lazer e cultura e que precisará de uma atenção especial de todos em prol da preservação do bem público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário